// Palestrantes confirmados

// Thomas Eckschmidt

Tema: A geração de riqueza e bem-estar para o mundo através dos negócios

Pai da Gabriela e marido da Aninha. Um entusiasta do capitalismo consciente, é fundador do Movimento Capitalismo Consciente no Brasil e no Peru, CEO da maior rede de consultores de capitalismo consciente no mundo com presença em 16 países e 750 profissionais certificados. Coautor do livro Capitalismo Consciente – Guia Prático, publicado por Harvard e Podcast Capitalista Consciente.

CEO & Co-founder of Conscious Business Journey, Co-founder of the Conscious Capitalism Movement in Brazil, Coauthor of Conscious Capitalism Field Guide (Harvard), Coauthor of Conscious Business Activator. 

Thomas é um ex-produtor rural, engenheiro pela Universidade de São Paulo, com MBA Executivo em Finanças pela Business School São Paulo, certificado em Agricultura Ecológica pelo Instituto Latino-Americano de Ciências e Agronegócio em Harvard. Executivo internacional com experiência em 20 países, Empreendedor em série de negócios conscientes com 12 prêmios de empreendedorismos e inovação, tem 4 patentes depositadas, autor de 21 livros (vários são Best Seller da Amazon e 1 publicado em Harvard), palestrante internacional com participação no TEDx (mais de 350 mil visualizações).

// Thiago Moreira de Carvalho

Tema: Verticalização da Produção Integrada

Doutor em Ciências Sociais (ICS\UNB), estágio doutoral na Universidade de Cornell (Ithaca/NY), Mestre em Agronegócios pela Universidade de Brasília (UnB), Graduado em Ciências Jurídicas e Psicologia pelo Instituto de Ensino Superior de Brasília.
Professor de Gestão em Agronegócios (FAV/UNB).

Foi Consultor Técnico do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), ocasião que lidou com o tema de recuperação de crédito rural.

Atuação no PROJETO UTF/BRA/087/BRA – FAO/MDR, com a participação da Organização Intergovernamental Organização para a Alimentação e Agricultura das Nações Unidas (FAO), cujo objeto prevê, dentre outras ações, a implementação da integração vertical para a cadeia do açaí.
A integração vertical se caracteriza como forma de organização de uma atividade, criando arranjos que facilitem a produção e comercialização entre produtor integrado e agroindústria integrada, aumentando a eficiência no processo produtivo.

palestrante confirmada

// Suzane Girondi Culau Merlo

Tema: Sustentabilidade e Rastreabilidade na Produção de Erva-mate

Advogada e Empresária. Reconhecida como uma das mais admiradas do país na área ambiental, pelo ranking Análise Advocacia Mulher 2021, de acordo com a opinião dos responsáveis dos setores jurídico e financeiro das maiores empresas do país. Reconhecimento também no setor econômico de Máquinas e Equipamentos.

Experiência com empresas e multinacionais de diferentes segmentos econômicos, com destaque para o setor florestal, máquinas agrícolas, metalúrgico e tintas.

No setor público e não-governamental, atuação na construção de políticas ambientais, climáticas e de sustentabilidade, elaboração de normas e pareceres.

Mestre em Direito Ambiental. Especialista em Direito Ambiental Nacional e Internacional. Especialista em Comunicação com o Mercado. Bacharel em Direito. Bacharel em Comunicação Social. Diretora da Associação Gaúcha dos Advogados de Direito Ambiental Empresarial (AGAAE). Membro da Comissão de Direito Ambiental da OAB/RS. Membro da Latin American Climate Lawyers Initiative for Mobilizing Action.

// Ivar Wendling

Tema: MELHORAMENTO GENÉTICO PARA O AUMENTO DA PRODUTIVIDADE E QUALIDADE DA ERVA-MATE

Graduado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Santa Maria, mestrado e doutorado em Ciências Florestais pela Universidade Federal de Viçosa e pós-doutorado pela University of the Sunshine Coast, QLD, Austrália. É pesquisador da Embrapa Florestas e professor visitante na Universidade Federal do Paraná, orientando estudantes de mestrado e doutorado. É membro do corpo editorial das Revistas Scientia Forestalis, Cerne, Advances in Forestry Science, Food Science and Technology e Global Journal of Agriculture, Innovation, Research and Development e revisor científico de 33 periódicos indexados.

Possui quase 150 artigos publicados em periódicos indexados e um significativo número de tecnologias, produtos e processos desenvolvidos. Em erva-mate (Ilex paraguariensis) tem atuado nos temas silvicultura clonal, melhoramento e propagação. Responsável pelo desenvolvimento das cultivares melhoradas BRS 408, BRS 408, BRS BLD Yari e BRS BLD Aupaba, já em uso no mercado da erva-mate. Membro da equipe que desenvolveu o Aplicativo Ferti-Matte, responsável por fazer recomendação de fertilização em erva-mate, com base na análise de solo.

// Dra. Kelly Lissandra Bruch

Tema: As Indicações Geográficas como instrumento de desenvolvimento setorial e territorial

Doutora em Direito pela UFRGS/Université Rennes I, France, com estágio pós doutoral em Agronegócios no CEPAN/UFRGS. Mestre em Agronegócios pelo CEPAN/UFRGS. Especialista em Direito e Negócios Internacionais pela UFSC. Graduada em Direito pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Professora Adjunta do Departamento de Direito Econômico e do Trabalho, da Faculdade de Direito da UFRGS e Coordenadora da Graduação em Direito. Professora do quadro permanente do Programa de Pós Graduação (mestrado e doutorado), com orientação em mestrado e doutorado, do Centro em Estudos e Pesquisas em Agronegócios – CEPAN/UFRGS.

Professora do quadro permanente do PROFNIT (Mestrado Profissional em Rede Nacional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação) no Ponto Focal IFRS. Membro da Comissão Especial de Propriedade Intelectual da OAB/RS. Membro da Associação Brasileira de Propriedade Intelectual – ABPI. Membro da Association Internationale des Juristes du Droit de la Vigne et du Vin.

// Heroldo Secco Junior

Tema: O equilíbrio entre Tradição e Inovação: Valorizando o Mate em todas suas formas

Há mais de 30 anos atuando no Comércio Internacional, em 1999 iniciou Consultoria e Assessoria especializada em Novos Produtos e Mercados para o Mate brasileiro.

Graduado em Análise de Sistemas com Especialização em Consultoria Empresarial, também atua como Advogado  em Comércio Internacional, Patentes e Compliance.

Gerenciou o projeto ABIMATE/APEX no biênio 2009/2010 e assessorou pro bono o IBRAMATE em 2015. Palestrante oficial de eventos de Chás nos EUA, Paraguay, Argentina, Brasil, Alemanha e China, com participações em mais de 30 eventos internacionais em 04 continentes, é o criador e depositante de 08 patentes relacionadas com novos processos e usos do Mate além da cuia.
Empreendedor na @mateteabrasil empresa MTfB.

carolina barreto

// Carolina Barreto

Tema: O Café e a Experiência de consumo

Formada em Gastronomia e Confeitaria e Panificação. Iniciou sua carreira trabalhando em renomados restaurantes como DOM, Famiglia Mancini e La Casserole, além de ser Barista e Sommelière formada. Após uma temporada na Espanha, se apaixonou pelo café e suas possibilidades, ramo em que já atua há 10 anos.

Atualmente trabalha no segmento profissional do Grupo 3corações, responsável por treinamentos, operação e experiência de consumo e acredita que o café pode gerar deliciosas experiências sensoriais.

// Nei Kukla

Tema: Case COGEMATE - Conselho Gestor da Erva Mate. Certificação Orgânica

Técnico Agrícola pelo CEDUP Vidal Ramos Canoinhas SC.
Administrador pela UNIUV – União da Vitória – PR e Engenheiro Agrônomo pela UNIGUACU – União da Vitória PR.
Especialista em Agronegócios pela UFPR – Curitiba PR

Foi Diretor Presidente da Cooperativa de Prestação de Serviços Agropecuários e Ambientais – UNITAGRI em Camboriú SC;
Foi Secretário da Agricultura e Meio Ambiente de União da Vitória – PR.
Membro fundador do COGEMATE – Conselho Gestor da Erva Mate do Vale do Iguaçu.

Atualmente, trabalha na Secretaria da Agricultura da Prefeitura Municipal de União da Vitória – PR.
Produtor rural.
Atua como Consultor Técnico na área de erva-mate.
Responsável Técnico da empresa Agroindústria Qualitá do Brasil em Cruz Machado – PR
Presidente do COGEMATE.

// Vinícius Caliari

Tema: Avaliamate, a experiência sensorial como agregador de valor e diferencial no mercado da erva-mate

Possui graduação em Química Industrial, Mestrado em Química pela Universidade Federal de Santa Maria (2000), e Doutorado em Ciências dos Alimentos pela Universidade Federal de Santa Catarina (2014). Atualmente é Pesquisador da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina e professor da Universidade do Oeste de Santa Catarina. Tem experiência na área de Química enológica, análise sensorial, química analítica e processos fermentativos, atua principalmente nos seguintes temas: Biotecnologia e processos fermentativos, metabólitos secundários, compostos bioativos, análise sensorial, vinhos, vinhos espumantes e cromatografia.

// Ana Paula Picolo Slavieiro

É engenheira de alimentos, responsável técnica pela empresa Barão Erva-Mate e Chás, fazendo parte da 3ª geração da empresa @baraoervamatechas. Possui MBA em Gestão Industrial pela FGV e é formada em Sommelier de Chá e Tea Blending pelo Instituto Chá. É Especialista em chás – nível 1 pela Escola de Chá do Embahu e Analista Sensorial Avançada (Catadora de Té) pelo El Club Del Té, de Buenos Aires, Argentina. Estuda Gastronomia Funcional na NaturalChef e divulga seus conhecimentos sobre erva-mate, chás e outros assuntos através do Instagram @anapaulapicolo, é apaixonada por viagens, pelas coisas boas da vida e tem muito orgulho por fazer parte da história da erva-mate.

// Dr. Itamar Luís Gonçalves

Erva mate: potencial fitoquímico comparado com outras espécies vegetais usadas no preparo de bebidas e aplicação em novos produtos

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – Erechim, Mestrado e Doutorado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem mais de 40 artigos publicados, a maioria deles em periódicos internacionais (índice h = 7). Desenvolve trabalhos relacionados com a síntese de heterocíclicos com potencial atividade farmacológica sobre a proliferação celular. Têm experiência com espectroscopia de RMN, espectroscopia no infravermelho, espectroscopia de massas, métodos cromatográficos (HPLC, CG) e métodos térmicos de análise (TGA e DSC). Adicionalmente, desenvolve investigações relacionadas com o uso de planárias (Girardia tigrina) como modelo animal alternativo em ensaios farmacológicos e toxicológicos e investigações relacionadas com propriedades químicas e farmacológicas de extratos de erva-mate.

// Dra. Alice Teresa Valduga

Potencial farmacológico de fração polissacarídica de isolada de erva-mate

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de Passo Fundo (1978), mestrado em Ciências (Bioquímica) pela Universidade Federal do Paraná (1981) e doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (2002). Atualmente é professor pesquisador da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões Erechim. Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Bioquímica, atuando principalmente nos seguintes temas: erva-mate, metabólitos secundários e novos produtos. Possui vários artigos publicados em periódicos científicos.

// Dr. Ederlan Magri

Metais pesados na erva-mate: Quais as suas origens e porque estão presentes?

Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade do Contestado campus Concórdia (2014), Mestre em Ecologia pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (2016) e Doutor em Ciências do Solo pela Universidade Federal do Paraná (2021). Possui diversas pesquisas publicadas com erva-mate e pinus, com ênfase em química de solo, fertilidade e nutrição de plantas. Atualmente é consultor técnico na empresa Barão Erva-mate e chás.

// Thiago Caio Celante Gomes

Impulsionando Regeneração: Inovação, sustentabilidade e valorização dos sistemas e povos tradicionais da erva-mate.

Diretor Executivo da Guayaki Yerba Mate Brasil. Biólogo, com experiência nas áreas de etnobotânica e ecologia, trabalhando há mais de 10 anos com povos tradicionais e agricultores familiares no sul do Brasil e oeste do Canadá em projetos de reconhecimento e valorização de saberes tradicionais para manejo de recursos naturais e meios de vida sustentáveis.

O que está esperando?

Venha para o maior evento de Erva-mate do Brasil!