// Palestrantes confirmados

// Thomas Eckschmidt

Tema: A geração de riqueza e bem-estar para o mundo através dos negócios

Pai da Gabriela e marido da Aninha. Um entusiasta do capitalismo consciente, é fundador do Movimento Capitalismo Consciente no Brasil e no Peru, CEO da maior rede de consultores de capitalismo consciente no mundo com presença em 16 países e 750 profissionais certificados. Coautor do livro Capitalismo Consciente – Guia Prático, publicado por Harvard e Podcast Capitalista Consciente.

CEO & Co-founder of Conscious Business Journey, Co-founder of the Conscious Capitalism Movement in Brazil, Coauthor of Conscious Capitalism Field Guide (Harvard), Coauthor of Conscious Business Activator. 

Thomas é um ex-produtor rural, engenheiro pela Universidade de São Paulo, com MBA Executivo em Finanças pela Business School São Paulo, certificado em Agricultura Ecológica pelo Instituto Latino-Americano de Ciências e Agronegócio em Harvard. Executivo internacional com experiência em 20 países, Empreendedor em série de negócios conscientes com 12 prêmios de empreendedorismos e inovação, tem 4 patentes depositadas, autor de 21 livros (vários são Best Seller da Amazon e 1 publicado em Harvard), palestrante internacional com participação no TEDx (mais de 350 mil visualizações).

// Thiago Moreira de Carvalho

Tema: Verticalização da Produção Integrada

Doutor em Ciências Sociais (ICS\UNB), estágio doutoral na Universidade de Cornell (Ithaca/NY), Mestre em Agronegócios pela Universidade de Brasília (UnB), Graduado em Ciências Jurídicas e Psicologia pelo Instituto de Ensino Superior de Brasília.
Professor de Gestão em Agronegócios (FAV/UNB).

Foi Consultor Técnico do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), ocasião que lidou com o tema de recuperação de crédito rural.

Atuação no PROJETO UTF/BRA/087/BRA – FAO/MDR, com a participação da Organização Intergovernamental Organização para a Alimentação e Agricultura das Nações Unidas (FAO), cujo objeto prevê, dentre outras ações, a implementação da integração vertical para a cadeia do açaí.
A integração vertical se caracteriza como forma de organização de uma atividade, criando arranjos que facilitem a produção e comercialização entre produtor integrado e agroindústria integrada, aumentando a eficiência no processo produtivo.

palestrante confirmada

// Suzane Girondi Culau Merlo

Tema: Sustentabilidade e Rastreabilidade na Produção de Erva-mate

Advogada e Empresária. Reconhecida como uma das mais admiradas do país na área ambiental, pelo ranking Análise Advocacia Mulher 2021, de acordo com a opinião dos responsáveis dos setores jurídico e financeiro das maiores empresas do país. Reconhecimento também no setor econômico de Máquinas e Equipamentos.

Experiência com empresas e multinacionais de diferentes segmentos econômicos, com destaque para o setor florestal, máquinas agrícolas, metalúrgico e tintas.

No setor público e não-governamental, atuação na construção de políticas ambientais, climáticas e de sustentabilidade, elaboração de normas e pareceres.

Mestre em Direito Ambiental. Especialista em Direito Ambiental Nacional e Internacional. Especialista em Comunicação com o Mercado. Bacharel em Direito. Bacharel em Comunicação Social. Diretora da Associação Gaúcha dos Advogados de Direito Ambiental Empresarial (AGAAE). Membro da Comissão de Direito Ambiental da OAB/RS. Membro da Latin American Climate Lawyers Initiative for Mobilizing Action.

// Ivar Wendling

Tema: MELHORAMENTO GENÉTICO PARA O AUMENTO DA PRODUTIVIDADE E QUALIDADE DA ERVA-MATE

Graduado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Santa Maria, mestrado e doutorado em Ciências Florestais pela Universidade Federal de Viçosa e pós-doutorado pela University of the Sunshine Coast, QLD, Austrália. É pesquisador da Embrapa Florestas e professor visitante na Universidade Federal do Paraná, orientando estudantes de mestrado e doutorado. É membro do corpo editorial das Revistas Scientia Forestalis, Cerne, Advances in Forestry Science, Food Science and Technology e Global Journal of Agriculture, Innovation, Research and Development e revisor científico de 33 periódicos indexados.

Possui quase 150 artigos publicados em periódicos indexados e um significativo número de tecnologias, produtos e processos desenvolvidos. Em erva-mate (Ilex paraguariensis) tem atuado nos temas silvicultura clonal, melhoramento e propagação. Responsável pelo desenvolvimento das cultivares melhoradas BRS 408, BRS 408, BRS BLD Yari e BRS BLD Aupaba, já em uso no mercado da erva-mate. Membro da equipe que desenvolveu o Aplicativo Ferti-Matte, responsável por fazer recomendação de fertilização em erva-mate, com base na análise de solo.

// Dra. Kelly Lissandra Bruch

Tema: As Indicações Geográficas como instrumento de desenvolvimento setorial e territorial

Doutora em Direito pela UFRGS/Université Rennes I, France, com estágio pós doutoral em Agronegócios no CEPAN/UFRGS. Mestre em Agronegócios pelo CEPAN/UFRGS. Especialista em Direito e Negócios Internacionais pela UFSC. Graduada em Direito pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Professora Adjunta do Departamento de Direito Econômico e do Trabalho, da Faculdade de Direito da UFRGS e Coordenadora da Graduação em Direito. Professora do quadro permanente do Programa de Pós Graduação (mestrado e doutorado), com orientação em mestrado e doutorado, do Centro em Estudos e Pesquisas em Agronegócios – CEPAN/UFRGS.

Professora do quadro permanente do PROFNIT (Mestrado Profissional em Rede Nacional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação) no Ponto Focal IFRS. Membro da Comissão Especial de Propriedade Intelectual da OAB/RS. Membro da Associação Brasileira de Propriedade Intelectual – ABPI. Membro da Association Internationale des Juristes du Droit de la Vigne et du Vin.

// Heroldo Secco Junior

Tema: O equilíbrio entre Tradição e Inovação: Valorizando o Mate em todas suas formas

Há mais de 30 anos atuando no Comércio Internacional, em 1999 iniciou Consultoria e Assessoria especializada em Novos Produtos e Mercados para o Mate brasileiro.

Graduado em Análise de Sistemas com Especialização em Consultoria Empresarial, também atua como Advogado  em Comércio Internacional, Patentes e Compliance.

Gerenciou o projeto ABIMATE/APEX no biênio 2009/2010 e assessorou pro bono o IBRAMATE em 2015. Palestrante oficial de eventos de Chás nos EUA, Paraguay, Argentina, Brasil, Alemanha e China, com participações em mais de 30 eventos internacionais em 04 continentes, é o criador e depositante de 08 patentes relacionadas com novos processos e usos do Mate além da cuia.
Empreendedor na @mateteabrasil empresa MTfB.

carolina barreto

// Carolina Barreto

Tema: O Café e a Experiência de consumo

Formada em Gastronomia e Confeitaria e Panificação. Iniciou sua carreira trabalhando em renomados restaurantes como DOM, Famiglia Mancini e La Casserole, além de ser Barista e Sommelière formada. Após uma temporada na Espanha, se apaixonou pelo café e suas possibilidades, ramo em que já atua há 10 anos.

Atualmente trabalha no segmento profissional do Grupo 3corações, responsável por treinamentos, operação e experiência de consumo e acredita que o café pode gerar deliciosas experiências sensoriais.

// Nei Kukla

Tema: Case COGEMATE - Conselho Gestor da Erva Mate. Certificação Orgânica

Técnico Agrícola pelo CEDUP Vidal Ramos Canoinhas SC.
Administrador pela UNIUV – União da Vitória – PR e Engenheiro Agrônomo pela UNIGUACU – União da Vitória PR.
Especialista em Agronegócios pela UFPR – Curitiba PR

Foi Diretor Presidente da Cooperativa de Prestação de Serviços Agropecuários e Ambientais – UNITAGRI em Camboriú SC;
Foi Secretário da Agricultura e Meio Ambiente de União da Vitória – PR.
Membro fundador do COGEMATE – Conselho Gestor da Erva Mate do Vale do Iguaçu.

Atualmente, trabalha na Secretaria da Agricultura da Prefeitura Municipal de União da Vitória – PR.
Produtor rural.
Atua como Consultor Técnico na área de erva-mate.
Responsável Técnico da empresa Agroindústria Qualitá do Brasil em Cruz Machado – PR
Presidente do COGEMATE.

// Vinícius Caliari

Tema: Avaliamate, a experiência sensorial como agregador de valor e diferencial no mercado da erva-mate

Possui graduação em Química Industrial, Mestrado em Química pela Universidade Federal de Santa Maria (2000), e Doutorado em Ciências dos Alimentos pela Universidade Federal de Santa Catarina (2014). Atualmente é Pesquisador da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina e professor da Universidade do Oeste de Santa Catarina. Tem experiência na área de Química enológica, análise sensorial, química analítica e processos fermentativos, atua principalmente nos seguintes temas: Biotecnologia e processos fermentativos, metabólitos secundários, compostos bioativos, análise sensorial, vinhos, vinhos espumantes e cromatografia.

// Ana Paula Picolo Slavieiro

É engenheira de alimentos, responsável técnica pela empresa Barão Erva-Mate e Chás, fazendo parte da 3ª geração da empresa @baraoervamatechas. Possui MBA em Gestão Industrial pela FGV e é formada em Sommelier de Chá e Tea Blending pelo Instituto Chá. É Especialista em chás – nível 1 pela Escola de Chá do Embahu e Analista Sensorial Avançada (Catadora de Té) pelo El Club Del Té, de Buenos Aires, Argentina. Estuda Gastronomia Funcional na NaturalChef e divulga seus conhecimentos sobre erva-mate, chás e outros assuntos através do Instagram @anapaulapicolo, é apaixonada por viagens, pelas coisas boas da vida e tem muito orgulho por fazer parte da história da erva-mate.

// Dr. Itamar Luís Gonçalves

Erva mate: potencial fitoquímico comparado com outras espécies vegetais usadas no preparo de bebidas e aplicação em novos produtos

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – Erechim, Mestrado e Doutorado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem mais de 40 artigos publicados, a maioria deles em periódicos internacionais (índice h = 7). Desenvolve trabalhos relacionados com a síntese de heterocíclicos com potencial atividade farmacológica sobre a proliferação celular. Têm experiência com espectroscopia de RMN, espectroscopia no infravermelho, espectroscopia de massas, métodos cromatográficos (HPLC, CG) e métodos térmicos de análise (TGA e DSC). Adicionalmente, desenvolve investigações relacionadas com o uso de planárias (Girardia tigrina) como modelo animal alternativo em ensaios farmacológicos e toxicológicos e investigações relacionadas com propriedades químicas e farmacológicas de extratos de erva-mate.

// Dra. Alice Teresa Valduga

Potencial farmacológico de fração polissacarídica de isolada de erva-mate

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de Passo Fundo (1978), mestrado em Ciências (Bioquímica) pela Universidade Federal do Paraná (1981) e doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (2002). Atualmente é professor pesquisador da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões Erechim. Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Bioquímica, atuando principalmente nos seguintes temas: erva-mate, metabólitos secundários e novos produtos. Possui vários artigos publicados em periódicos científicos.

// Thiago Caio Celante Gomes

Impulsionando Regeneração: Inovação, sustentabilidade e valorização dos sistemas e povos tradicionais da erva-mate.

Diretor Executivo da Guayaki Yerba Mate Brasil. Biólogo, com experiência nas áreas de etnobotânica e ecologia, trabalhando há mais de 10 anos com povos tradicionais e agricultores familiares no sul do Brasil e oeste do Canadá em projetos de reconhecimento e valorização de saberes tradicionais para manejo de recursos naturais e meios de vida sustentáveis.

// Gabi Bigarelli

Atua no Mundo dos Vinhos há mais de 23 anos, especialista na área de consultorias para Hotéis, Bares, Restaurantes e lojas por todo Brasil.

Experiências:
Foi Sommelière do Restaurante Pomodori, trabalhou na Enoteca Fasano, como Consultora de Vinhos para Restaurantes, foi Sommelière da Importadora Vinea, prestou consultoria para Importadora Wine To Go, na escolha do portfólio (produtores) e há 15 anos está à frente da sua própria empresa, a GB Consultoria de Serviços & Bebidas, atuando na área como Consultora Sommelière para Bares | Restaurantes | Hotéis | Empórios, com grandes clientes como o Maní, Manioca, Le Jazz, Tauá Resorts, Grupo GJP Hotéis e Resorts etc.

Foi avaliadora no #avaliamate 2021.

// Alcir Cardoso Meyer

Head de Startups e Gestor do Programa Startup RS do Sebrae RS

Inquieto e curioso, adora questionar o motivo das coisas. É assim que descontruímos as verdades absolutas que permitirão a construção de ambientes inovadores.
De gestor de backbone de dados, desenvolvedor de sistemas, auditor de normas técnicas à consultor de negócios e desenvolvimento regional, e agora atuando no fortalecimento de ecossistemas de inovação e ações de fomento para que startups tenham uma jornada sustentável.
Já são mais de 15 anos de experiência em Consultoria Empresarial, para adequação à normas e à inovação.
Auxilia empresas e empreendedores a alcançarem seus objetivos desde 2008. Formado em Administração de Empresas, Pós-Graduação em Gestão da Qualidade, Competitividade e Certificações além de outros cursos de qualificação.
A partir de 2020 desafiou-se a criar conteúdos relacionados a educação financeira para que mais pessoas possam ter a tranquilidade necessária para tocar a vida de forma digna.
Realizou a implantação da Norma ISO 9001 em mais de 80 empresas.

// Alex Pryor

Chief Cebador, co-fundador da Guayaki Yerba Mate.

A serviço da planta.

Desde minhas primeiras memórias, posso sentir o aroma da erva-mate sendo colocada na cuia pela minha mãe durante minha infância na Argentina. A erva-mate sempre foi um sinal de hospitalidade e amizade.

A Guayaki Yerba Mate valoriza a interdependência tanto de ecossistemas quanto de culturas e comunidades, e seu impacto ao nível local, regional e global.

O que está esperando?

Venha para o maior evento de Erva-mate do Brasil!