// ESTAÇÃO DO CHEF

Patrocínio:

Hoje faz parte do dia a dia assistir programas de Alta Gastronomia. Essa descoberta do paladar aqueceu o Mercado Brasileiro de produtos Gourmet. 

“O paladar que se expande, nunca mais volta ao normal.” 

Com essa premissa do mundo do vinho, do café, da cerveja, do azeite de oliva e de outros produtos que já despertaram para o valor da experiência e também da Alta gastronomia e Cozinha Criativa, foi que a Chimatearia lançou o desafio de expandir as percepções sensoriais para o segmento de alimentos gourmet, a história do Ouro Verde do Brasil: a Erva-mate, que tem a saudabilidade presente, o resgate da memória afetiva e que também pode ser oferecida de forma funcional.

Um espaço onde chefs renomados e reconhecidos pelos seus trabalhos na Serra Gaúcha vão criar experiências sensoriais harmonizadas com a erva-mate.

// Chef Manoel de Oliveira

Atualmente comanda a cozinha do Férreo Restaurante e Fiambreria, restaurante localizado em Canela/RS e que tem o foco voltado ao uso de produtos sazonais, de pequenos produtores locais e familiar que fornecem 90 % dos insumos que é utilizado no restaurante. Com formação pelo Senac/RS e cursos complementares na Escola das Artes Culinárias Laurent Suaudeau /SP, tem a filosofia que uma comida boa de verdade tem que falar ao estômago mas principalmente ao coração e ser descomplicada, fácil de fazer e de comer principalmente . Vencedor de duas edições de Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado como melhor chef e passagem por restaurantes e hotéis premiados do Sul , Nordeste e Centro- Oeste do país.

// Chef Maico Tibes

Assador rústico, terceira geração da familia na gastronomia em Gramado, com onze anos na área.
Com formação em Pitmaster Brasil – Mestre Churrasqueiro, e Cheff Assador.
Participação em festivais de assados e eventos bbq – churrasco americano e defumados, em todos os estados do Brasil.

// Chef Cassiano Melo

Natural de Lagoa Vermelha, RS, residente em Gramado desde final dos anos 90, onde se dedica há 23 anos na gastronomia.
Iniciou sua jornada no ano de 1998 na gastronomia local e em 2004 foi procurar profissionalmente novos desafios, fez cursos onde buscou sempre aprender novos conceitos dentro da gastronomia.
Estudante na escola EGAS de Porto Alegre, onde teve sua formação desde o básico até gastronomia européia clássica , gastronomia para eventos, entre outros.
Atua como chef de cozinha desde 2010 onde compartilhou inúmeros eventos com chefs renomados, entre eles Santiago Maestri (Argentina), Manu Buffara, Luigi Tartari, Roland Willard, Rodrigo Oliveira e Henrique Fogaça.
Procura sempre dar valor ao produto local em uma mescla da gastronomia gaúcha e contemporânea, valorizando cada vez mais o “terroir” serrano.
Hoje comanda o restaurante Duo Cozinha Contemporânea, onde é chef e sócio proprietário.

// Filipe Ehlers

Gaúcho natural de Porto Alegre. Iniciou sua trajetória na gastronomia em 2012 quando foi morar em Buenos Aires. Foi lá, no país “hermano” onde estudou e se desenvolveu na profissão. Antes disso, realizando umas das suas maiores paixões que é viajar, desde muito cedo saiu de casa e foi conhecer parte desse mundo. Assim, morou dois anos em São Paulo e partiu para conhecer lugares e sabores da nossa América Latina. Passou por países como Peru, Bolívia, Chile, Uruguai e Argentina. Atualmente mora em Canela na Serra Gaúcha e trabalha no restaurante Magnólia, além de prestar consultoria em engenharia de cardápio a outros restaurantes.

// Chef Rodrigo Bellora

Chef de cozinha, agricultor e pesquisador, Rodrigo Bellora é natural de Bento Gonçalves e é idealizador do conceito Cozinha de Natureza, como uma forma de pensar e criar a gastronomia. Formado em Turismo, tem especialização em Gestão Empresarial e formação em Gastronomia pelo Senac e UCS – ICIF (Flores da Cunha/RS). Como cofundador local do movimento Slow Food, o chef conduz seus processos sempre buscando o alimento Bom, Limpo e Justo. Através dos seus restaurantes, o Valle Rustico (Vale dos Vinhedos) no qual empreendeu há 12 anos, o Guaraipo Bar e Cozinha (Farroupilha/RS), e a Tubuna – Cultura Gastronômica (Bento Gonçalves), ele aplica o conceito da Cozinha de Natureza em menus e pratos autorais, sempre aproveitando o que a terra pode dar de melhor em cada período do ano. Sempre buscando a pesquisa e o resgates dos alimentos locais.
Em junho de 2018, iniciou o trabalho com o grupo Casa Hotéis, com o Restaurante Wood (Gramado/RS), abrindo a operação e estruturando a cozinha e implementando o conceito Cozinha de Natureza. Posteriormente, no ano de 2019, foi convidado para levar seu conceito de pesquisa para o restaurante Alma RS, no Parador Cambará do Sul, a fim de desenvolver a cultura alimentar no Sul do Brasil.

// Carina Lentz Dutra

Culinarista formada com a base técnica da Natural Gourmet Institute (NGI) em Nova Iorque e chef de cozinha em formação pela Natural Chef, especialista na culinária Low Carb, produz receitas com muito sabor e baixo teor de carboidratos.
Há quatro anos aplica-se a ensinar a culinária saudável e low carb a pessoas que buscam mudar seu estilo de vida através da alimentação. Divide seu conhecimento de maneira entusiasmada e didática, mas com muita técnica e dedicação em tudo que faz.
Por meio de aulas, workshops e personal classes, bem como pelo seu perfil de instagram @caianalowcarb, difunde a ideia de que podemos ter sabor e praticidade no dia a dia da dieta, ajudando assim muitas pessoas que almejam melhorar sua saúde e forma física comendo de maneira mais adequada aos seus objetivos.

// Chef Thomas Cortinaz Silveira

Chef de cozinha do Containner Bistrot.
Mora em Canela há 4 anos e nesse período recebeu alguns prêmios, como melhor chef da Região das Hortênsias em 2019 e 2021.
Recentemente recebeu o prêmio de chef revelação de Canela.
Sempre foi apaixonado pelo ingrediente e procura utilizar produtos de produtores locais, é daí que vem as idéias para pratos novos e novas utilizações dos ingredientes.

// Chef Cristiano Alves

O Parque Olivas de Gramado conta com um chef experiente no comando da sua cozinha. Cristiano Alves, 40 anos, possui 24 anos de experiência na área da gastronomia.
Com formação em Processos Gerenciais e Chef Patisserie pela Castelli, Cristiano Alves domina a arte da culinária tradicional, mas é na cozinha contemporânea emocional a sua especialização.
Em sua trajetória profissional ele foi chef nos hotéis Lage de Pedra, Wish Serrano, Serra Azul, Rita Hoppner. Seu curriculum também incluiu o Olimpía Restaurante, Caracol Chocolates e Costa Brasílis, na Bahia.
Cristiano Alves tem na criatividade e diversidade diferenciais que possibilitam praticar uma gastronomia com harmonia, requinte e emocional que encantam o cliente, atendendo os mais exigentes paladares.
Carnes nobres, frutas, flores comestíveis, molhos, cremes, temperos naturais, legumes, chocolates e caramelos são os insumos que o chef mais gosta de trabalhar.
No Olivas de Gramado, além de temperos e saladas produzidos em horta orgânica, Cristiano Alves conta com o azeite de oliva como aliado para levar à mesa pratos saboros, rústicos, coloniais e práticos.

// Chef Gilvan Bertinati

Graduado em Gastronomia, Mestre em Nutrição e Alimentos onde criou o Pão de Feijão com Arroz, Docente em Gastronomia e Panificação universitária com 6 anos de experiência, professor para cursos técnicos de extensão em gastronomia 4 anos de experiência, Chef de eventos com 10 anos de experiência Consultoria na área do setor de gastronomia e indústria com desenvolvedor de produtos na área de alimentos.

O que está esperando?

Venha para o maior evento de Erva-mate do Brasil!