AVALIAÇÃO NACIONAL E INTERNACIONAL
DA ERVA-MATE

Avaliação Sensorial

O QUE É O AVALIAMATE?

Atualmente a erva-mate brasileira vem despertando o interesse nos consumidores de todos os continentes, através dos grandes benefícios apresentados pela atividade, como: qualidade do produto, benefícios ambientais e sociais, diversidade de blends, inovação e certificações internacionais.

Na esfera da representatividade setorial, vem se aprimorando e fortalecendo-se continuamente através das Associações, Sindimates, Ibramate, Câmara Setorial, além das empresas de Pesquisa e Extensão Rural que aportam muitas novas tecnologias de melhoramento genético e manejo para a erva-mate.

Hoje faz parte do dia a dia assistir programas de Alta Gastronomia. Essa descoberta do paladar aqueceu o Mercado Brasileiro de produtos Gourmet. Uma visita breve ao supermercado mostra que o antigo café, agora já não basta: existem diversos pós de café além do tradicional, forte e extraforte. Assim como acontece com o café, a erva-mate também caminha para descobrir, selecionar e ofertar ao consumidor algo muito além de uma simples commodity agrícola, podemos ofertar uma experiência. Mas como? O Avaliamate é o caminho mais rápido para chegarmos a essa nova onda.

Motivados a melhorar essas experiências e consciente de que promover um produto altamente diferenciado requer um profundo conhecimento sobre a cultura, o processo de produção, o território de origem, as particularidades do produto e as histórias das pessoas que o tornam possível. Nossos esforços têm sido dedicados a prover recursos através de parcerias para viabilizar as análises sensoriais das mais variadas categorias de erva-mate das diferentes regiões produtoras do Brasil, com o objetivo de determinar as diferentes notas e as nuances que as compõem, de acordo com seu local de origem.

A indústria do café e do vinho já tratam com naturalidade sobre indicações geográficas há muitos anos. A erva-mate também já possui uma região no Estado do Paraná com o reconhecimento do INPI como Indicação Geográfica, e neste caminho outras regiões andam a passos largos para obterem seus reconhecimentos pelo órgão regulamentador. Novamente a expertise e o know-how do Avaliamate vem para auxiliar essas regiões a conhecerem seus atributos sensoriais.

A Avaliação Nacional da Erva-mate, #avaliamate, é um evento anual com o objetivo de descobrir, através de um processo de degustação, o perfil sensorial de amostras de erva-mate a partir dos diferentes terroirs.

Os resultados das percepções sensoriais fornecem informações detalhadas sobre cada produto, propiciando ao industrial utilizar como uma forte ferramenta de marketing e gerenciamento de qualidade, através de comparativos com as regiões brasileiras produtoras de erva-mate.

Nesta segunda edição, o objetivo será o levantamento das características sensoriais da erva-mate por Polo Ervateiro. Para isso, importante termos inscrições de várias amostras da mesma região para um melhor resultado. Não será elencada as melhores pontuações das categorias avaliadas, porque entendemos que cada região possui suas diferenciações de terroirs que agradam públicos bem distintos. Para o mercado é importante identificarmos as diferenciações de aromas, sabores, granulometrias, cor, pontos de secagem ou torra, para oferecer essa pluralidade aos clientes.

um pouco mais sobre o Avaliamate realizado em 2021

“O paladar que se expande, nunca mais volta ao normal.”

Com essa premissa do mundo do vinho, do café, da cerveja e de outros produtos que já despertaram para o valor da experiência e também da Alta gastronomia, foi que a Chimatearia lançou o desafio de expandir as percepções sensoriais para o segmento de alimentos gourmet, a história do Ouro Verde do Brasil: a Erva-mate.

A Chimatearia tem como uma das suas formas de atuação ser um Movimento para potencializar valor à erva-mate, convergindo para isso diversos setores.

Esse trabalho da Avaliamate foi pensado para promover uma experiência sensorial única, trazer esse olhar inovador para o produto erva-mate.

O perfil sensorial da erva-mate envolve conseguir identificar, na bebida, as propriedades dela. Assim, cada erva-mate foi classificada de acordo com a intensidade de cada atributo sensorial, dentro de uma escala.

Os atributos sensoriais da erva-mate envolvem aparência, aroma e sabor.

Visualmente, podemos encontrar informações, como intensidade da coloração (verde ou amarela), granulometria e quantidade de palitos, densidade ou corpo da bebida.

Mapas sensoriais – análise descritiva qualitativa: avaliação dos atributos de aparência da erva-mate e da infusão, do olfato, paladar, aromas e sabores, em uma escala de intensidade de 0 a 5.

Exemplo: Comparativo Erva-mate por Regiões Categoria 05: Moída grossa (1mm a 5mm, 70% folha e 30% palito e talos), Verde.

Na primeira edição do Avaliamate tivemos mais de 236 mil pessoas impactadas nas redes sociais da Chimatearia, sem contar com tudo o que foi publicado em dezenas de outros perfis nas redes sociais e matérias veiculadas.

O evento contou com o patrocínio dos Sindimates do RS, PR, SC e Catanduvas SC e apoio de 9 Instituições Setoriais.

Para tornar possível esse evento foi fundamental criar um ambiente colaborativo entre os organizadores, as empresas técnicas e o setor ervateiro em torno de um único objetivo: Desenvolver uma cultura de experiência com a erva-mate através de depoimentos de especialistas no segmento de alimentos gourmet.

Nesse sentido, 46 profissionais Sommeliers de café, chá, cerveja, vinho, azeite de oliva, chefes de cozinha e jornalistas da área e também 14 representantes designados das entidades setoriais e de pesquisas técnicas, foram os degustadores e avaliadores das amostras inscritas dos estados RS, SC, PR e MS, e trouxerem as suas percepções sobre a erva-mate.

Em fevereiro de 2022 realizaremos a 2ª edição da AVALIAMATE com metodologia avalizada por diferentes profissionais especialistas.

Para que possamos continuar esse trabalho de fortalecimento do produto erva-mate, contamos novamente com o apoio das entidades setoriais da cadeia produtiva da erva-mate. 

As ervateiras irão receber as avaliações de suas amostras individuais e as médias dos dados obtidos serão compartilhados com as instituições apoiadoras.

AVALIAÇÃO SENSORIAL, O QUE É E QUAL A SUA IMPORTÂNCIA?

Segundo o IFT (Institute of Food Science and Technology) a avaliação sensorial é usada para provocar, medir, analisar e interpretar as reações produzidas pelas características dos alimentos e materiais, como elas são percebidas pelos sentidos.

As características sensoriais de um alimento são o que define sua qualidade e aceitação pelo consumidor. Ou seja, a percepção da experiência é multissensorial, é a soma da percepção de vários estímulos captados por nossos cinco sentidos (visão, tato, audição, paladar e olfato), que se traduzem em determinadas impressões.

Algumas aplicações:

Resultados:

Veja algumas publicações de
nossos avaliadores

por @mikaelapaim

por
@gabigarelli

por @chaniachagas

O que está esperando?

Venha para o maior evento de Erva-mate do Brasil!